Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

PROFESSOR JOAGNY AUGUSTO DÁ SUAS DICAS PARA A PROVA DE REDAÇÃO DO PSS 3 DA UFPB

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2012, através do professor Joagny Augusto, divulgou na tarde deste sábado as dicas acerca da prova de redação do PSS 3 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo o docente, poderão ser solicitados os gêneros artigo de opinião, algum tipo de carta, convite, notícia, texto publicitário e resenha. Já em relação aos temas, poderão ser cobradas as temáticas de diversidade religiosa, lei da "palmada", homofobia, bullying, igualdade de gênero, novo Código Florestal, construção da usina de Belo Monte e as obras de leitura obrigatória em geral.

REVISE OS CONTEÚDOS:

ARTIGO DE OPINIÃO:

• O artigo de opinião é um texto dissertativo de caráter opinativo que trata de um tema polêmico e atual.
• A estrutura NÃO é a mesma de uma dissertação.
• O aluno irá falar sobre um tema, tendo como objetivo apresentar seu ponto de vista de forma explícita e uma solução para ele. Daí deve-se usar uma grande quantidade de argumentos para defender este ponto de vista e a solução do problema.
• O artigo de opinião DEVE SER ASSINADO, pois trata-se de um texto pessoal.
• O candidato DEVE EXPRESSAR CLARAMENTE SUA OPINIÃO. Porém, não pode utilizar elementos como: “Eu acho/ Acredito/ Na minha opinião.
• O aluno deve apresentar uma SOLUÇÃO para o problema apresentado em sua redação.
• O candidato deve assinar sua redação com um PSEUDÔNIMO.


CARTA:

• A Carta Comercial também é conhecida como carta, carta comum ou carta simples.
• Na carta comercial, o aluno é livre quanto à forma de se dirigir em relação ao tema apresentado. O principal critério de avaliação deste gênero é a criatividade. Quanto mais criativa e adequada ao gênero for sua carta, melhor será. É um dos gêneros textuais mais subjetivos.
• A carta comercial DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• O candidato deve se dirigir de acordo com a situação. Se for para alguém que ocupar um cargo importante ou alguma pessoa desconhecida, deve-se usar o PRONOME DE TRATAMENTO adequado. Caso seja para uma pessoa íntima, não precisa de grandes formalidades.
• VOCÊ PODE UTILIZAR QUALQUER CONJUGAÇÃO VERBAL, embora seja necessário se dirigir sempre ao destinatário.
• A Carta Comercial NÃO TEM TÍTULO. Caso exista, na folha de redação, um espaço destinado ao título, ele deve permanecer em branco.


CARTA ARGUMENTATIVA:

• A estrutura de uma carta argumentativa é a mesma de uma carta comercial.
• Na carta argumentativa, o aluno vai se posicionar em relação a um determinado tema. Ele vai defendê-lo ou não utilizando a maior quantidade de argumentos que possuir.
• A carta argumentativa DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• O candidato deve utilizar um PRONOME DE TRATAMENTO adequado, pois geralmente essas cartas são dirigidas a pessoas que ocupam um cargo importante e tratam de temas polêmicos.
• Você deve DEIXAR CLARA A SUA OPINIÃO em relação a algum tema. É importante que você sugira uma solução para o problema apresentado.
• A Carta Argumentativa NÃO TEM TÍTULO. Caso exista, na folha de redação, um espaço destinado ao título, ele deve permanecer em branco.


CARTA DO LEITOR:

• A Carta do leitor é uma carta comercial ou normal.
• Na carta do leitor, o destinatário deverá ser um jornal ou revista e o remetente é um leitor que faz uma sugestão ou reclamação.
• A carta do leitor DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• VOCÊ PODE UTILIZAR QUALQUER CONJUGAÇÃO VERBAL, embora seja necessário se dirigir sempre ao destinatário.
• A Carta do leitor NÃO TEM TÍTULO. Caso exista, na folha de redação, um espaço destinado ao título, ele deve permanecer em branco.



CARTA ABERTA:

• A estrutura de uma carta aberta é diferente da estrutura de uma carta comum
• Na carta aberta, o aluno vai se posicionar em relação a uma situação ou a um problema. É importante que nela o candidato exponha o tema, argumente, crie uma opinião e defenda uma solução.
• A carta aberta DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• O candidato deve utilizar um PRONOME DE TRATAMENTO adequado, pois, assim como a carta argumentativa, ela é dirigida a pessoas que ocupam um cargo importante e tratam de temas polêmicos.
• A Carta Comercial TEM TÍTULO.


CARTA AO LEITOR:

• A estrutura da carta ao leitor é a mesma de uma carta aberta, tendo em vista que o destinatário apresenta-se em número indefinido.
• Na carta ao leitor, o destinatário são os próprios leitores, enquanto que o remetente é o jornal ou revista.
• A carta ao leitor DEVE SER ASSINADA (no nome do jornal ou revista), pois trata-se de um texto pessoal.
• A Carta ao leitor TEM TÍTULO.


CARTA DENÚNCIA OU PROTESTO/ MANIFESTO:

• A Carta Denúncia e a Carta Protesto são semelhantes.
• Nelas, o aluno vai reivindicar alguma situação que, na opinião dele, é inaceitável. Para isso, deve utilizar uma grande quantidade de argumentos e soluções para o problema.
• Elas DEVEM SER ASSINADAS (pseudônimo), pois tratam-se de textos pessoais.
• O candidato deve utilizar um PRONOME DE TRATAMENTO adequado, pois, assim como a carta aberta, ela é dirigida a pessoas que ocupam um cargo importante e tratam de temas polêmicos.
• A Carta Denúncia e a carta Protesto TÊM TÍTULO.
• As duas tem a mesma estrutura de uma Carta Aberta.



DISCURSO:

• O Discurso consiste em um texto destinado a um público alvo e tem como objetivo convencê-lo e conclamá-lo a aceitar determinada ideia ou defender determinada proposta.
• Nele, o aluno vai utilizar seu poder persuasivo/argumentativo para fazer com que os demais aceitem e concordem com sua proposta. É importante utilizar verbos no imperativo para contagiar o ouvinte.
• Ele DEVE SER ASSINADO (pseudônimo), pois trata-se de texto pessoal.
• O candidato deve utilizar um PRONOME DE TRATAMENTO adequado ao público alvo.
• O Discurso TEM TÍTULO.
• Ele tem a mesma estrutura de uma Carta Aberta.



ABAIXO ASSINADO:

• A estrutura de um abaixo assinado é a mesma de uma carta aberta.
• No abaixo assinado, o aluno vai reivindicar providências a uma autoridade sobre um determinado tema. Para isso, ele deve ter grande quantidade de justificativas plausíveis e, principalmente, solução para o caso.
• O abaixo assinado DEVE SER ASSINADO (pseudônimo) de maneira coletiva, pois trata-se de um texto pessoal.
• O candidato deve utilizar um PRONOME DE TRATAMENTO adequado, pois ele é dirigida a pessoas que ocupam um cargo importante e tratam de temas polêmicos.
• O abaixo assinado TEM TÍTULO.




CONVITE:

• O Convite é uma correspondência formal.
• Se você disser durante o seu texto quem está convidando não deve assinar. Agora, caso você não diga, seu convite deve ser assinado.
• O candidato deve se dirigir COM formalidades, e usando os PRONOMES DE TRATAMENTOS.
• O convite pode ou não ter título. Caso você opte pelo título ele deve ser: Convite.


NOTÍCIA:

• A notícia é um texto curto, claro e objetivo. Tem como objetivo apresentar um fato de uma maneira sucinta e sem influenciar o leitor.
• Na notícia, o candidato deve ter o cuidado de dar apenas a informação. Ele não pode jamais expressar sua opinião ou tentar influenciar o leitor a ter um determinado ponto de vista.
• A notícia NÃO DEVE SER ASSINADA, pois trata-se de um texto impessoal.
• O candidato deve utilizar uma linguagem impessoal. Por isso, é importante que ele escreva seu texto na 3ª PESSOA.
• A notícia TEM TÍTULO. Este título deve estar relacionado com o assunto da matéria.




REPORTAGEM:

• A reportagem é um texto mais longo, detalhado e formador de opinião. Além de apresentar um fato, o repórter tem que analisá-lo, podendo relacioná-lo com outros, dando sua opinião, sugerindo soluções para os problemas, etc.
• Na reportagem, o candidato além de noticiar o fato tem que se expressar e analisar o fato dando sua opinião.
• A reportagem DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• Embora seja um texto pessoal, é bom que o candidato não escreva sua redação em 1ª pessoa. Utilize, também, a 3ª PESSOA.
• A reportagem TEM TÍTULO. Este título deve ter um profundo conteúdo crítico e criativo. Não deve ser igual ao da notícia.


RESUMO:

• O resumo é um texto que tem como objetivo relatar uma história de maneira mais simples e curta.
• No resumo, o candidato NÃO PODE EXPRESSAR SUA OPINIÃO. Caso isso ocorra, ele zera imediatamente sua redação.
• O resumo NÃO DEVE SER ASSINADA, pois trata-se de um texto impessoal.
• Como trata-se de um texto impessoal, utilize a 3ª PESSOA.
• O resumo TEM TÍTULO. Este título deve ter um profundo conteúdo crítico e criativo.



RESENHA:

• A resenha também pode ser conhecida como resenha crítica.
• Ela é um texto jornalístico que tem como objetivo apresentar a análise de uma obra e a sugestão dela para o leitor.
• Na resenha, é essencial que o candidato expresse sua opinião, deixando uma recomendação daquela obra para o público interessado
• A resenha DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• Embora seja um texto pessoal, é bom que o candidato não escreva sua redação em 1ª pessoa. Utilize a 3ª PESSOA.
• A resenha TEM TÍTULO. Este título deve ter um profundo conteúdo crítico e criativo.


DESCRIÇÃO

• A descrição é um texto curto, repleto de adjetivos, que tem como objetivo descrever um determinado local ou cenário.
• A descrição tem como objetivo apenas descrever uma situação. Não é necessário você narrar uma história. Tenha cuidado na diferença entre narração e descrição.
• A descrição NÃO DEVE SER ASSINADA, pois trata-se de um texto impessoal.
• A descrição TEM TÍTULO.
• Sua descrição deve ter, no mínimo, 2 parágrafos.



MEMÓRIA

• A memória também é conhecida como biografia.
• A memória é uma narração voltada para a 1ª pessoa.
• Tem como objetivo retratar experiências pessoais da vida do narrador. Para isso, ele usa frequentemente a 1ª pessoa.
• A memória tem que ser escrita na 1ª pessoa e no tempo passado, já que fala de situações que já ocorreram.
• A memória DEVE SER ASSINADA (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• A memória TEM TÍTULO. Este título deve ter um conteúdo profundo na vida do narrador.


DEPOIMENTO/RELATO

• O depoimento ou relato também é uma narração. Só que ele pode retratar experiências pessoais do narrador ou de outra pessoa.
• Dependendo da forma que você vai escrever seu depoimento ou relato, você utiliza a 1ª ou 3ª pessoa. Mas, a forma verbal sempre será no passado.
• O depoimento ou relato DEVE SER ASSINADO (pseudônimo), pois trata-se de um texto pessoal.
• O depoimento ou relato TEM TÍTULO.


ANÚNCIO/TEXTO PUBLICITÁRIO

• O texto publicitário tem o objetivo de comunicação, persuasão e argumentação.
• Ele deve ser escrito em 3ª pessoa e no modo imperativo, com alto poder de persuasão.
• O texto publicitário DEVE SER ASSINADO (com a identificação da empresa), pois trata-se de um texto pessoal.
• O texto publicitário TEM TÍTULO.

Um comentário: