Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CURSINHO INAUGURA AMANHÃ MÉTODO SOCRÁTICO DE ENSINO

O cursinho Revisão para o Vestibular 2012 inova mais uma vez e inaugura amanhã o método socrático de ensino, sendo a primeira instituição de Picuí a utilizá-lo. Trata-se de uma metodologia usada pela Fundação Getúlio Vargas que tem como base os ensinamentos filosóficos de Socrátes. Os alunos responderão às próprias perguntas e tirarão suas próprias dúvidas. O professor funciona apenas como um mediador do debate entre os alunos. No final, a solução acerca dos questionamentos serão dadas pelos próprios discentes, valorizando, assim, sua capacidade de pensamento crítico e posicionamento firme e fundamentado.
O método foi utilizado pelo professor de Direito Constitucional da Universidade Estadual da Paraíba Dr. Hugo César Araújo de Gusmão. O professor Joagny Augusto participou do processo metodológico e gostou tanto do mesmo que resolveu trazê-lo para os seus alunos.
"É uma forma de mostrar aos estudantes que eles mesmos podem responder às suas perguntas, às suas dúvidas. É um método extremamente complexo, mas que deixa o aluno à vontade a tecer suas considerações e abre possibilidades para que as mesmas venham a ser derrubadas. Participei deste processo junto com um dos maiores constitucionalistas do estado da Paraíba (o professor Hugo César) e posso afirmar que os resultados são surpreendentes", afirmou o professor.
Neste ano, o método será utilizado apenas nas disciplinas de História Geral e do Brasil (nos itens referentes a textos complementares e a filmes obrigatórios) e Filosofia (onde haverá a adoção integral).
A aula de História Geral e do Brasil I terá início às 08:00 h.

Link para os textos que serão objetos de estudo: http://revisaovest2012.blogspot.com/2011/02/textos-complementares-do-eixo-tematico.html

TEXTOS COMPLEMENTARES AO EIXO TEMÁTICO 01 - HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL I

Texto 01:

FARAÓ DIVINDADE DO EGITO
Olodum

Deuses!
Divindade infinita do universo
Predominante
Esquema Mitológico
A ênfase do espírito original
Exu!
Formará
No Eden um novo cósmico...

A Emersão!
Nem Osíris sabe
Como aconteceu
A Emersão!
Nem Osíris sabe
Como aconteceu...

A Ordem ou submissão
Do olho seu
Transformou-se
Na verdadeira humanidade...

Epopéia!
Do código de Gerbi
Eu falei Nuti
E Nuti!
Gerou as estrelas...

Osiris!
Proclamou matrimônio com Isis
E o mal Seth
Hiradu assassinou
Impera-ar
Horus levando avante
A vingança do pai
Derrotando o império
Do mal Seth
Ao grito da vitória
Que nos satisfaz...

Cadê?
Tutacamom
Hei Gize!
Akhaenaton
Hei Gize!
Tutacamom
Hei Gize!
Akhaenaton...

Eu falei Faraó
Êeeeeh Faraó!
É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
Êeeeeh Faraó!
É!
Pirâmide da paz e do Egito
Êeeeeh Faraó!
É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
Êeeeeh Faraó!

É!
Que Mara Mara
Maravilha Êh!
Egito, Egito Êh!
É!
Que Mara Mara
Maravilha Êh!
Egito, Egito Êh!
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!

Hum! Pelourinho
Uma pequena comunidade
Que porém Olodum um dia
Em laço de confraternidade
Despertai-vos
Para cultura Egípcia
No Brasil
Em vez de cabelos trançados
Veremos turbantes
De Tutacamom...

E nas cabeças
Enchei-se de liberdade
O povo negro pede igualdade
Deixando de lado
As separações...

Cadê?
Tutacamom
Hei Gize!
Akhaenaton
Hei Gize!
Tutacamom
Hei Gize!
Akhaenaton...

Eu falei Faraó!
Êeeeeh Faraó!
É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
Êeeeeh Faraó!
É!
Pirâmide da paz e do Egito
Êeeeeh Faraó!
É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
Êeeeeh Faraó!

É!
Que Mara Mara
Maravilha Êh!
Egito, Egito Êh!
Egito, Egito Êh!
É!
Que Mara Mara
Maravilha Êh!
Egito, Egito Êh!
Egito Egito Ê
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!
Faraó ó ó ó Ó!

Link: http://letras.terra.com.br/olodum/86952/


Texto 02:

(...) Quando o Faraó deixou o povo partir, Deus não o guiou pelo caminho da Palestina, que é o mais curto, porque Deus achou que, diante dos ataques, o povo se arrependeria e voltaria para o Egito. Então Deus fez o povo dar uma volta pelo deserto até o Mar Vermelho. Os filhos de Israel saíram do Egito bem armados. Moisés levou consigo os ossos de José, pois este havia feito os filhos de Israel jurar solenemente: "Quando Deus intervier em favor de vocês, levem meus ossos daqui".
Partiram de Sucot e acamparam em Etam, à beira do deserto. Javé ia na frente deles: de dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los; de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los. Desse modo, podiam caminhar durante o dia e a noite. De dia, a coluna de nuvem não se afastava do povo, nem de noite a coluna de fogo.
Javé falou a Moisés: "Diga aos filhos de Israel que voltem e acampem em Piairot, entre Magdol e o mar, diante de Baal Sefon; aí vocês acamparam, junto ao mar. O Faraó irá pensar que os filhos de Israel andam errantes pelo país e que o deserto os bloqueou. Eu endurecerei o coração do Faraó, que os perseguirá. Então eu mostrarei a minha honra, derrotando o Faraó e todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou Javé". E os filhos de Israel assim fizeram.
Quando comunicaram ao rei do Egito que o povo tinha fugido, o Faraó e seus Ministros mudaram de opinião sobre o povo e disseram: "O que é que nós fizemos? Deixamos partir os nossos escravos israelitas!" O Faraó mandou aprontar seu carro e levou consigo suas tropas: seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com oficiais sobre todos eles. Javé endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel, que saíram ostensivamente.
Perseguindo com todos os cavalos e carros do Faraó, os cavaleiros e o exército os alcançaram quando estavam acampados junto ao mar, em Piairot, diante de Baal Sefon. Quando o Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e viram que os egípcios avançavam atrás deles. Cheios de medo, clamaram a Javé, e disseram a Moisés: "Será que não havia sepulturas lá no Egito? Você nos trouxe ao deserto para morrermos! Por que nos tratou assim, tirando-nos do Egito? Não é isso que nós dizíamos a você lá no Egito: 'Deixe-nos em paz, para que sirvamos aos egípcios'? O que é melhor para nós? Servir aos egípcios ou morrer no deserto?" Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes, e verão o que Javé fará hoje para salvar vocês. Nunca mais vocês verão os egípcios, como estão vendo hoje. Javé combaterá por vocês. Podem ficar tranquilos".
Javé disse a Moisés: "Por que você está clamando por mim? Diga aos filhos de Israel que avancem. Quanto a você, erga a vara, estenda a mão sobre o mar e divida-o pelo meio para que os filhos de Israel possam atravessá-lo a pé enxuto. Eu endureci o coração dos egípcios, para que eles persigam vocês. Assim eu mostrarei a minha honra, derrotando o Faraó e seu exército, com seus carros e cavaleiros. Quando eu derrotar o Faraó com seus carros e cavaleiros, os egípcios ficaram sabendo que eu sou Javé".
O anjo de Deus, que ia na frente do exército de Israel, se retirou para ficar na retaguarda. A coluna de nuvem também se retirou da frente deles e se colocou atrás, ficando entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. A nuvem se escureceu, e durante toda a noite a escuridão impediu que um se aproximasse do outro.
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Javé fez o mar se retirar com um forte vento oriental, que soprou a noite inteira: o mar ficou seco e as águas se dividiram em duas. Os filhos de Israel entraram pelo mar a pé enxuto, e as águas formavam duas muralhas, à direita e à esquerda. Na perseguição, os egípcios entraram atrás deles com todos os cavalos do Faraó, seus carros e cavaleiros, e foram até o meio do mar. De madrugada, Javé olhou da coluna de fogo e da nuvem, viu o acampamento dos egípcios e provocou uma confusão no acampamento: emperrou as rodas dos carros, fazendo-os andar com dificuldade. Então os egípcios disseram: "Vamos fugir de Israel, porque Javé combate a favor deles". Javé disse a Moisés: "Estenda a mão sobre o mar, e as águas se voltarão contra os egípcios, seus carros e cavaleiros". Moisés estendeu a mão sobre o mar. E, de manhã, este voltou para o seu leito. Os egípcios, ao fugir, foram ao encontro do mar, e Javé atirou-os no meio do mar. As águas voltaram, cobrindo os carros e cavaleiros de todo o exército do Faraó, que os haviam seguido no mar: nem um só deles escapou. Os filhos de Israel, porém, passaram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas se erguiam em forma de muralhas, à direita e à esquerda. Nesse dia, Javé salvou Israel das mãos do Egito, e Israel viu os cadáveres dos egípcios à beira-mar. Israel viu a mão forte com que Javé atuou contra o Egito. Então o povo temeu a Javé e acreditou nele e no seu servo Moisés.
Nessa ocasião, Moisés e os filhos de Israel entoaram este canto a Javé:

SAGRADA, Bíblia. Êxodo, 13-15.

Texto 03:

Minha força e meu canto é o Senhor!
Salvação ele se fez para mim!

Cantemos a Deus que nos libertou
das mãos do inimigo dos pés do opressor!

Cantemos a Deus que nos libertou. Cavalos
a carros no mar afogou!

Cantemos a Deus que nos libertou.
Soldados e chefes vencidos deixou!

Cantemos a Deus que nos libertou. No
longo deserto com a gente ele andou!

Cantemos a Deus que nos libertou. Na fome
e na sede nos alimentou!

Cantemos a Deus que nos libertou. A lei da
justiça pra nós ensinou!

Cantemos a Deus que nos libertou. A terra
bendita a nós entregou!

Link: http://letras.terra.com.br/ze-vicente/1419620/


FILMES SUGERIDOS RELATIVOS AO CONTEÚDO DO EIXO TEMÁTICO I (não obrigatórios):

* 2001: uma odisseia no espaço;
* A era do gelo 1
* Narradores de Javé
* O Príncipe do Egito
* Cleópatra
* O Judeu

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

REVISÃO E COMENTÁRIO DE QUESTÕES MARCARÃO AS AULAS DE MATEMÁTICA E BIOLOGIA AMANHÃ

As aulas das disciplinas Matemática I e Biologia I serão marcadas pela revisão dos conteúdos vistos no último sábado através da resolução de questões de vestibulares. Em ambas as disciplinas serão revisados os eixos temáticos referentes à Introdução do seu estudo.
A aula de Matemática começará às 09:40 h e a de Biologia às 14:00 h.

AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL DARÁ CONTINUIDADE À ANÁLISE DOS ASPECTOS VISUAIS E INTRODUTÓRIOS DA REDAÇÃO

Amanhã, o Cursinho Revisão para o Vestibular 2012 dará continuidade ao estudo dos aspectos gerais e introdutórios da Produção Textual, com a leitura e comentários das dicas e textos presentes no cadernão.
"Trata-se de um tema importantíssimo, porém pouco explorado pelas instituições. Conosco, a história é diferente. Não adianta adentrarmos nos gêneros propriamente ditos sem apresentar aos alunos a estética que deverá ser utilizada em qualquer texto que ele produza", comentou o professor Joagny Augusto.
A aula de Produção Textual terá início às 15:50 h.

AULA DE HISTÓRIA PARTIRÁ EM SUA VIAGEM ATRAVÉS DOS GRANDES ACONTECIMENTOS DA HUMANIDADE

Após discutir o conceito de história, seus componentes e suas principais escolas, o cursinho Revisão para o Vestibular 2012 dará início à sua viagem pelos principais acontecimentos da humanidade. Neste sábado (26), caminharemos pela Pré-História e pelas Civilizações da Antiguidade Oriental, analisando suas divisões, características e influências para o desenvolvimento histórico.
A aula terá início às 07:00 h deste sábado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIREÇÃO INFORMA QUE HAVERÁ AULA NORMAL NO SÁBADO E EXTRA NESTE DOMINGO

A direção do cursinho Revisão para o Vestibular 2012 confirmou a informação de que haverá aula normal neste sábado e uma extra (para substituição do turno da manhã do dia 05/03) no domingo. Segundo o diretor Joagny Augusto, esta foi a forma encontrada para que as 40 semanas mínimas fossem respeitadas.
"Neste domingo, anteciparemos as aulas de História I e Matemática I que deveriam ser ministradas no sábado de carnaval e, no dia 13/03, estaremos repondo as aulas de Biologia I e Produção textual, fechando as atividades do 1º mês deste ano letivo", afirmou o diretor.
O horário do sábado segue normalmente, enquanto a aula do domingo iniciará às 08:00 h e encerrará às 11:20 h.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CURSINHO 2012 TEVE INÍCIO NA MANHÃ DESTE SÁBADO

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2012 iniciou um novo ano letivo na manhã deste sábado (19). Na oportunidade, o diretor e professor Joagny Augusto deu as boas-vindas a todos, apresentou a história do cursinho e os dados das aprovações. Além disso, demonstrou a importância deste ano na vida dos estudantes e comprometeu-se a fazer o possível a fim de que todos sejam aprovados.
Durante a manhã, houveram aulas de História Geral e do Brasil I (onde foi discutido o plano de curso e explanada aula acerca da Origem da História) e Matemática I (com Introdução ao estudo da Matemática). À tarde, haverá aulas de Biologia I e Produção Textual.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CURSINHO INICIA AULAS AMANHÃ: CONHEÇA O PERFIL DA NOVA TURMA

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2012 irá iniciar suas atividades amanhã. A cerimônia de abertura do ano letivo começará às 07:00 h e, logo em seguida, os alunos terão aulas de História Geral e do Brasil I e Matemática I. Durante a tarde, a partir das 14:00 h, serão ministradas aulas de Biologia I e Produção Textual.
A nova edição conta, até o momento, com 28 alunos, sendo 7 homens e 21 mulheres. A média de idade é de 19 anos e 11 alunos são oriundos de escolas públicas, enquanto que 17 vêm de instituições privadas.
87,5% dos matriculados afirmaram que ficaram sabendo da existência do cursinho através de populares, 4% através do orkut e 8,5% através do nosso site. Dentre os cursos pretendidos pelos discentes, destacam-se Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia de Minas, Psicologia, Biologia, Farmácia, Nutrição, Administração, Agroecologia, Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática, Fisioterapia, Letras em Língua Inglesa, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Mineração, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental e Fonoaudiologia.
Por fim, todos os alunos declararam que esperam do cursinho a aprovação no vestibular e, grande parte, acrescentou que pretende aprender a fazer Redações, pois possuem grandes dificuldades.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EDIÇÃO 2012 DO CURSINHO ENCERRA SUAS MATRÍCULAS ESTA SEMANA E AULAS COMEÇAM NO DIA 19

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2012 terá suas matrículas abertas até a próxima sexta-feira (11/02). Este prazo é o limite para que os cadernões possam estar prontos antes do início das aulas que acontecerá no dia 19/02, às 07:00 h, na Escola Municipal Tancredo Neves. As matrículas poderão ser realizadas online (no link "Matrículas Online" neste site) ou presencial (na residência do Professor Joagny Augusto).
Esta edição trará grandes novidades a fim de aperfeiçoar o método pedagógico e garantir um bom desempenho dos alunos nos exames vestibulares. As aulas serão realizadas aos sábados (das 07:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:20 h). Poderá haver, também, complementação aos domingos (das 08:00 às 11:00 h).